Dor do Crescimento
A chamada “dor do crescimento” é uma condição comum em crianças, caracterizada por dores nos membros inferiores, especialmente nas coxas, panturrilhas ou atrás dos joelhos, poupando as articulaçãoes. Costumam surgir durante à noite e normalmente cedem com repouso , calor local, massagem e eventualmente , analgésicos simples. Embora o nome sugira relação direta com o crescimento por se tratar de crianças, essas dores não estão associadas aos estirões de crescimento, necessariamente. Estima-se que entre 10% e 20% das crianças em idade escolar, principalmente entre 5 e 10 anos, sejam afetadas por essa condição. A origem das dores ainda não é completamente compreendida, mas fatores como fadiga muscular e atividades físicas intensas podem contribuir, além de um componente familiar. A condição é autolimitada, mas pode causar bastante desconforto para a criança e preocupação para os pais.
Como Tratar e Aliviar a Dor do Crescimento?
O tratamento da dor do crescimento costuma ser simples e não invasivo. Medidas como alongamentos leves antes de dormir, massagens nas áreas afetadas e compressas quentes podem ajudar a aliviar o desconforto e massagem com pomadas como arnica . Em casos mais intensos, o uso de analgésicos, sempre sob orientação médica, pode ser recomendado. É importante que os pais busquem orientação médica para descartar outras causas de dor, especialmente se os sintomas forem intensos ou frequentes.
Acompanhar o desenvolvimento da criança e estar atento a sinais de desconforto são formas de garantir seu bem-estar. Quer saber mais sobre e como monitorar a dor do crescimento? Agende uma consulta!